Plantas Tóxicas
- As Plantas decorativas que temos em casa, ao mesmo tempo, alegram e enfeitam o ambiente, como também representam um perigo aos nossos gatos. Os felinos são animais curiosíssimos, principalmente os filhotes, que mastigam tudo que encontram, principalmente se é algo colorido e que esta se movimentando com o vento, como as plantas.
- A forma de intoxicação mais comum aos gatos com as plantas ornamentais, se dão por ingestão, causando diversos maus, como: Diarréia, vómito, irritação na pele e na boca, salivação, dermatite, estomatite, e em alguns casos mais graves, convulsões e até a morte.
Nesta matéria, serão demonstradas as principais e mais comuns, plantas causadoras de intoxicação em gatos:
Azaléia (Rhododendron) : Émuito comum e bastante utilizada para enfeitar ambientes domésticos, pois vão bem quando plantadas em vasos. A ingestão das folhas, flores ou pólem, causam uma forte intoxicação devido às graiatoxinas, causando: vomito, diarréia, dispnéia, fraqueza muscular, convulsões e morte.
Costela de Adão (Monstera deliciosa) : Bastante comum também, só que nos quintais, a folha desta planta, contém a sustância tóxica denominada oxalato de cálcio, e se ingerida pode causar, salivação, estomatite e urticária.
Coroa de Cristo (Euphorbia milii) : Também encontrada em jardins, esta planta de espinhos, contém em seu caule, a susbistancia tóxica (5-deoxyngenol), que causa dor abdominal, irritação na pele e salivação.
Bico de papagaio (Euphorbia pulcherrima) : Tem folhas muito atraentes, com uma cor vermelho sangue, quando ingerida causa, dermatite de contato, vômito e salivação excessiva.
Crisântemo ou margarida (Chrysanthemum spp) : Muito popular em vasos ou jardins, de cor amarela, pode provocar: dermatites, descamação e crostas na pele do animal devido a substancia tóxica denominada sesquiterpeno lactona, encontrado em todas as partes do planta.
Comigo ninguém pode (Dieffenbachia amoena) : Bastante conhecida por ser comum a intoxicação de crianças com esta planta, é popularmente conhecida como venenosa. Sua ingestão pode causar queimadura e inflamação na boca e garganta, anorexia, vômito e diarréia.
Primeiros socorros :
Tendo conhecimento de que o gato ingeriu ou mastigou uma destas plantas ornamentais descritas acima, ou dentre outras varias existentes, deve-se lavar o local de contato (boca, pele ou olhos) com bastante água corrente, e leva-lo imediatamente ao seu médico veterinário de confiança para os procedimentos necessários como lavagens estomacais, administração antibióticos, etc.
Algumas espécies são venenosas e fazem muito mal aos pets
“Plantas venenosas, que têm formação pontiaguda ou com espinhos, e costumam dar maior número de pragas devem ser eliminadas do projeto”, afirma a paisagista Aline Najar.
Além dos perigos com os vegetais venenosos, os animais podem se machucar com folhas pontiagudas, flores que atraem insetos, como abelhas e marimbondos e com plantas espinhosas. “Os espinhos podem penetrar na pele do animal causando ferimentos e infecção”, diz Aline.
Conheça as plantas que oferecem maior risco aos animais de estimação e elimine-as do jardim:
Tinhorão, taiá e caládio (Caladium bicolor Vent), comigo-ninguém-pode ou aninga-do-Pará (Dieffenbachia picta Schott), copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica Spreng) e taioba-brava, cocó e tajá (Colocasia antiquorum Schott) - a ingestão ou o simples contato com plantas podem causar sensação de queimação, inchaço de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia. O contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.
O tinhorão pode provocar irritação e lesão da córnea do animal | Foto: Reprodução Internet
A ingestão da saia-branca provoca taquicardia | Foto: Reprodução Internet
O contato do bico-de-papagaio com os olhos provoca edema das pálpebras e dificuldade de visão | Foto: Reprodução Internet
O látex da espirradeira é responsável por tonturas e distúrbios cardíacos | Foto: Reprodução Internet
As sementes da mamona causa cólicas abdominais e pode levar ao coma | Foto: Reprodução Internet
O fruto do pinhão-roxo provoca arritmia e parada cardíaca | Foto: Reprodução Internet
Os felinos é quem sofrem com o lírio. Essa espécie de planta pode causar uma lesão renal nos gatos | Foto: Reprodução Internet
As tulipas são causadoras de convulsões e colapsos no coração | Foto: Reprodução Internet
A flor-da-fortuna afeta o ritmo cardíaco do animal de estimação | Foto: Reprodução Internet
As informações são de Lívia Alves, do IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixem aqui suas críticas e sugestões ideías ,serão sempre muito bem vindas